Screenshots

Description

O Pentágono é um passatempo digital que gera na pessoa uma reflexão sobre 1) seus estressores mais influentes e 2) a sua própria influência sobre eles.
O estresse, quando repetido, torna-se crônico. Nessa condição ele passa a contribuir com problemas físicos (ex.: alergias, constipação, problemas de sono) e estados mentais anormais (ex.: ansiedade, depressão). A dinâmica desse conjunto amplifica ou gera dor crônica.
Existem centenas de propostas sobre como combater, reduzir ou aliviar os efeitos do estresse crônico. O problema é que, via de regra, o estressado não se detém a considerá-las – precisamente por estar estressado.
Um primeiro passo viável na direção do controle ou cura do estresse consiste, portanto, em aproveitar uma parada breve no cotidiano para refletir sobre o que está havendo, de uma forma lúdica e fácil.
Usar o Pentágono demora 3, 7, 10 minutos, no máximo. A pessoa revista os fatores causadores de estresse mais presentes na sua vida – os estressores – e seleciona os 5 mais importantes. Em seguida, ela avalia o quanto ela própria poderia amenizar ou eliminar cada um deles.
O resultado desse exercício, executado ludicamente movimentando ícones na tela do celular ou tablet, identifica 1) estressores muito influentes sobre os quais a pessoa tem influência; e 2) estressores muito influentes sobre os quais a pessoa carece de influência.
Na etapa seguinte, a pessoa é convidada a refletir sobre essas duas saídas. No primeiro caso: ela tendo influência sobre um estressor muito influente, como permitiu que este prejudicasse a sua vida? No segundo caso, em que a pessoa carece de influência sobre um estressor muito influente, a indagação é outra: como amenizar ou sair desse “beco sem saída”.
No fim, os cinco estressores são classificados para a pessoa perceber até que ponto o seu estresse advém do exterior (ex.: problemas familiares ou no emprego) ou da sua mente (ex.: intolerância, pessimismo).
O Pentágono não tem fins terapêuticos, nem de ação. A sua única pretensão é a de fazer a pessoa refletir superficialmente sobre os seus estressores mais influentes, e sobre o que ela pode fazer em relação a eles para proteger a sua saúde física e mental.

What’s New

Version 1.1.1

- arrumado bugs

Information

Seller
Rosana Faria Pereira
Size
118.1 MB
Category
Medical
Compatibility

Requires iOS 8.0 or later. Compatible with iPhone, iPad, and iPod touch.

Languages

English

Age Rating
You must be at least 17 years old to download this app.
Frequent/Intense Medical/Treatment Information
Copyright
© Blog Dor Crônica
Price
Free

Supports

  • Family Sharing

    With Family Sharing set up, up to six family members can use this app.

More By This Developer

You May Also Like