Screenshots

Description

Todos os dias cada Português produz uma média de 1,32 kg de lixo, contribuindo para uma produção anual de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos para os quais temos que dar um destino. A diversidade de materiais, embalagens e equipamentos que possuímos em casa, compostos por uma gama muito variada de componentes, dificulta a nossa decisão quando eles se transformam em “lixo” e os queremos encaminhar para reciclagem.

Aliás, essa tarefa difícil reflete-se nos números, apenas 16,5% do total de resíduos produzidos em Portugal são encaminhados para os ecopontos, valor muito baixo que vai dificultar a tarefa de separar os diversos materiais e encaminhá-los para reciclagem o que se vai refletir na taxa de tratamento do lixo, ou seja quanto menos separarmos mais pagamos.

Por outro lado, o facto de comprarmos cada vez mais produtos embalados, haver pouca resposta para reutilizamos o nosso lixo ou não conseguirmos recuperar os equipamentos, leva a que todos os anos a quantidade de lixo que produzimos aumente.

Posto isto, a nossa realidade atual é uma necessidade de tratar 83,5% de resíduos todos misturados, dos quais temos que retirar materiais para reciclar e valorizar, tendo à nossa frente uma meta de reciclagem de 50%, até 2022. É uma tarefa quase impossível porque atualmente a nossa reciclagem está na ordem dos 38%.

No futuro esperam-nos metas ainda mais ambiciosas. Em 2035, temos que reduzir a deposição em aterro de 32% para apenas 10% e aumentar a reciclagem para 65%.

Sabemos que separar o lixo em casa é uma tarefa árdua, dada a variedade de detritos com diferentes destinos. Muitos, não devem ser colocados nos ecopontos e por vezes não é fácil perceber quais estão ou não abrangidos por este sistema.

Outros fluxos de resíduos têm sido desenvolvidos em Portugal por forma a dar um destino adequado a diversos resíduos, mas essa informação não está por vezes acessível ao cidadão.

A Quercus quer ajudar todos os Portugueses nesta tarefa, juntos podemos aumentar as taxas de reciclagem e reduzir o nosso impacte no planeta. A WasteApp ajuda-o a separar o lixo e a encontrar o destino correto para uma vasta gama de resíduos urbanos produzidos.

Poderá consultar a aplicação no seu telemóvel ou no computador e pesquisar os destinos mais próximos duma grande variedade de resíduos separados por cerca de 50 tipologias de resíduos diferentes. A aplicação é muito fácil de utilizar e que permite-o encontrar rapidamente o local mais próximo da sua localização onde entregar o lixo que possui em casa. Poderá ainda esclarecer as dúvidas que tem sobre os resíduos que deve ou não colocar no ecoponto e nos diversos fluxos de resíduos que existem em Portugal.

Saiba as últimas novidades relacionadas com campanhas de recolha de resíduos e outras novidades através das notícias publicadas pelo grupo de trabalho de resíduos da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Também poderá ajudar-nos, se souber de outros locais que recebam materiais para valorizar ou reciclar e que não estejam ainda na nossa aplicação. Temos muito gosto em receber o seu contributo e poder melhorar a nossa app com novos pontos de recolha.

What’s New

Version 1.0.2

Correções de dados

Information

Seller
IT People Consultores, LDA
Size
7.9 MB
Category
Education
Compatibility

Requires iOS 11.0 or later. Compatible with iPhone, iPad, and iPod touch.

Languages

English

Age Rating
Rated 4+
Copyright
2019 © Quercus
Price
Free

Supports

  • Family Sharing

    With Family Sharing set up, up to six family members can use this app.

More By This Developer

You May Also Like